O Festival do Morango

A adoçar desde 2005...





O Festival teve origem no ano 2005, como forma de angariar fundos para a compra de uma adega, localizada no Largo da Igreja do Ameal. Esta adega foi adquirida com o propósito de ser utilizada como apoio aos inventos realizados pela comunidade durante os Festejos de Santo António, padroeiro da nossa terra! 

Foi solicitado a coloboração aos habitantes do Ameal, que na primeira edição, se dividiram por sete bairros: o Bairro dos Vicentinos, Bairro Nascente, Bairro Velho Chafariz, Alto do Ameal, Bairro Novo, Vale d’Água e Bairro Sto. António. Actualmente os bairros são cinco: o “Bairro dos Vicentinos”, o “Bairro Alto do Ameal”, o “Bairro Vale d’Água, Casal das Pucarinhas e Bairro Novo”, “Bairro Santo António” e “Bairro Nascente e Velho Chafariz”. Foi pedido que se fizesse geleias, licores, qualquer tipo de sobremesa desde que fosse tudo feito à base de morangos; com o propósito de ser comercializado nas barraquinhas dos bairros.

Com o empenho e boa vontade de todos, ultrapassou-se todas as expectativas inicialmente estabelecidas o que incentivou a que novas edições fossem feitas. O convívio entre os moradores dos bairros e os bons resultados estimularam a que se quizesse fazer melhorias.

Apesar das vidas agitadas dos nossos dias, a população encontra neste Festival a motivação suficiente para prescindir de algum tempo, para em conjunto se empenhar neste evento que dignifica a nossa terra.


A Adega de Santo António (Foto:Tiago Ramos)

Ver perfil




Localização
Chegar ao Ameal não será um problema!!


O Ameal encontra-se a menos de 2 minutos da saída da A8 (Ramalhal/Lourinhã) e encontra-se a 5 minutos de Torres Vedras!
Venha visitar-nos!! 



Coordenadas GPS
Latitude: 39.138813 ou 39º 8' 20'' N
Longitude: -9.236786 ou 9º 14' 12'' W